segunda-feira, 8 de junho de 2009

90 afirmações

9 horas da manhã e estava eu já com um teste de personalidade à frente. Muito sucintamente, o teste resumia-se a escolher, entre duas afirmações, aquela que mais se identificava com a minha personalidade, depois fazia-se um circulo à volta de uma seta que tinha uma dada orientação. No fim de todas as respostas dadas olhei para o teste e inocentemente apenas vi um rectângulo cheio de setas lá dentro umas com um circulo à volta, outras sem nada e uns rectângulos, fora do rectângulo grande com umas letras por cima, onde era óbvio que iam ser preenchidos consoante as minhas respostas.

Nunca fui muito céptico em relação a estes testes, mas fiquei muito surpreendido com tudo o que pode ser analisado e com a exactidão das conclusões. Não sei se só pelo teste em si ou se também por alguma observação durante umas horas, mas a verdade é que as conclusões estavam muito parecidas com o que eu acho de mim.

É engraçado quando um "estranho", neste caso uma "estranha", consegue com 90 afirmações tirar-nos um raio x que tantas vezes até para nós é complicado. Muito saber e estudo, acredito que está por trás destes testes e se forem feitos com honestidade talvez seja compreensivel o porquê de estarmos ali tão bem descritos por setas com circulos à volta.

Fiquei um pouco pasmado quando depois numa conversa individual, tanto sobre a minha personalidade pode estar ali representado... Algumas coisas que me foram ditas "é uma pessoa calma" pois realmente acho que sim, "gosta de pensar bem sobre as coisas antes de agir" mais uma verdade, "assume riscos com alguma ponderação" não exageradamente mas sim, "gosta de trabalhar em grupo mas tem uma autonomia que lhe permite trabalhar sozinho" confirmo, "está atento aos pormenores" fui aprendendo a estar, "quando entra num grupo não se atira de cabeça de inicio mas é bastante sociável depois" é o gostar de observar primeiro... mais algumas conclusões estavam por lá... Por fim uma pergunta um tanto ou quanto complicada "no meio de isto tudo onde acha que podia melhorar?" óbvio para mim que será na comunicação.

E assim percebi que com 90 afirmações se pode demonstrar uma personalidade...
Fica aqui em baixo um pouquinho mais dela...


Sem comentários:

Enviar um comentário